SOBRE O EVENTO
O SALIC & COLIC são dois eventos consolidados no Campus de Castanhal, constituindo-se, de forma única, no principal evento científico da Faculdade de Letras do Campus...
... que contém os cursos de Habilitação em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola. Essa consolidação é fruto do trabalho iniciado por discentes da Faculdade de Letras, em continuação ao trabalho da idealizadora do SALIC, Profª. MsC. Ana Alice de Melo Felizola (in memoriam). Posteriormente, o evento passou a integrar as atividades da Faculdade de Letras que, atualmente, coordena o evento, tendo à frente as Profªs. Drªs. Márcia Cristina Greco Ohuschi e Íris Barbosa. Além da participação maciça da Faculdade de Letras, o evento conta com a participação expressiva de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA) e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFPA).
Fundado em 2012, o SALIC (Simpósio Artístico-Literário) surgiu como um espaço para promover a produção artística e literária no Campus de Castanhal. Idealizado pela professora MsC. Ana Alice de Melo Felizola (in memoriam) e alunos da turma de Letras-Português 2011, o evento evoluiu de um singelo sarau para um simpósio abrangente, envolvendo diversas turmas do campus.
Em 2014, o SALIC incorporou discussões sobre estudos linguísticos, dando origem ao I Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC), que atraiu um público crescente e contribuiu para o debate acadêmico regional. Desde então, o SALIC se consolidou como um evento de relevância, reunindo pesquisadores de várias partes do Brasil.
Na edição de 2022, o SALIC e o COLIC deram um salto significativo, tornando-se eventos nacionais com foco na internacionalização. A parceria com a Universidad de Chile, pela Facultad de Filosofía y Humanidades, enriquece ainda mais a troca de conhecimentos, beneficiando as licenciaturas em Letras do campus.
O evento se justifica, dentre outros motivos, pelo esforço em promover um diálogo entre professores-pesquisadores da UFPA e demais IES, alunos de Graduação e Pós-graduação e os professores da Educação Básica. Além disso, atende à exigência acadêmica de envolver os alunos da Graduação em atividades diversificadas, para integralização da carga horária do curso. Há, na sociedade contemporânea, uma tendência de se padronizar o comportamento humano, privando-o de sua liberdade e, portanto, limitando a potencialidade criadora do sujeito.
Nesse contexto, torna-se fundamental a realização de eventos que busquem fomentar a discussão crítica e reflexiva em torno das áreas contempladas nos eventos:
a) a Literatura, imprescindível para a formação crítica e sensível do aluno-criador, a aprimorar e despertar um senso crítico-produtivo de imagens, cenas, movimentos, interpretando-os com mais vigor, além de um recurso eficiente, transdisciplinar e didático para o ensino-aprendizagem de literatura;
b) a Linguística, em seus diferentes eixos e linhas de pesquisa, com o estudo da linguagem e suas manifestações, fundamental para a formação do professor de línguas;
c) a Arte, ao contemplar as diversidades raciais, étnicas, religiosas, sociais e de gêneros, bem como traça um olhar mais sistematizado sobre outras formas de organização cultural.
Desse modo, a realização do IX SALIC & VII COLIC otimiza as atividades realizadas na UFPA a confrontar com atividades de outras IES, de forma a congregar pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados a discutir as temáticas e pesquisas apresentadas. Ademais, contribui para a formação inicial e continuada do professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola e fortalece os Programas de Pós-Graduação das instituições envolvidas, dentre eles o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA) o Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/UFPA), o Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGL/UFSC) e o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFT).
NOSSAS PUBLICAÇÕES
Desde 2014, o SALIC e o COLIC publicam anualmente um Caderno de Resumos e Anais, com ISBN e um Comitê Científico. A edição de 2017 marcou a transição dos Anais para a publicação de e-books, com um Conselho Editorial composto por pesquisadores renomados de diversas Instituições de Ensino Superior, como a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Em 2019, a edição ocorreu de 04 a 06 de dezembro e contou com 152 comunicações orais, distribuídas em 12 Simpósios Temáticos e 5 Simpósios Atemáticos, além de três mesas-redondas, duas palestras e cinco oficinas. Também foram apresentadas produções bibliográficas em um Caderno de Resumos e um E-book. Ao longo das edições, o evento já somou cerca de 650 simposistas.
O SALIC e o COLIC são pensados para alunos de Graduação e Pós-Graduação, visando contribuir para a formação de novos pesquisadores. Além disso, envolvem professores-pesquisadores, fundamentais na construção do conhecimento científico, e professores da educação básica, promovendo a melhoria na formação continuada e, consequentemente, na Educação Básica e Superior na Região Amazônica.
EDIÇÕES
A cada edição, o SALIC & COLIC apresentam uma temática que retrata aspectos relacionados às áreas de concentração envolvidas e, também, preocupações atuais. Em 2024 teremos o SALIC/COLIC, de forma presencial entre os dias 27/11/2024 – 29/11/2024 com o tema "Diálogos e experiências transfronteiriças: ensino, pesquisa e perspectivas interculturais a partir da Amazônia Paraense", mais informações serão apresentadas em breve. Os temas das edições anteriores foram:
2022 | Desafios e estratégias da pesquisa e da atuação docente no contexto pós-pandemia |
2019 | “Sou bravo, sou forte, sou filho do norte”: língua(agem), literatura, arte e cultura amazônicas |
2018 | Estudos linguísticos, literários e artísticos: do conhecimento científico às práticas educativas |
2017 | Sociedade, política e educação: entrelaçando saberes linguísticos, artísticos e culturais |
2016 | A palavra como ponte entre as margens linguísticas, literárias e culturais |
2015 | “O ponto de vista cria o objeto”: múltiplos olhares sobre a linguística, literatura e cultura |
2014 | Diálogos linguísticos, artísticos e culturais |